FANDOM

Mafia: The City of Lost Heaven
Mafia Game Cover
Informações
Desenvolvedor Illusion Softworks
Publicador Gathering of Developers
Data de Lançamento PC - 28 de agosto de 2002
PS2 - 28 de janeiro de 2004
Xbox - 13 de março de 2004
Motor LS3D
Gênero Ação
Tiro
Modos Um jogador
Plataformas PC
PlayStation 2
XBox
Avaliações ESRB - Maiores
Protagonista Tommy Angelo
Anos 1930 - 1938
Lugar Lost Heaven
"Sabe, leis escritas em papéis não controlam o mundo. O mundo é controlado por pessoas. Algumas delas de acordo com as leis, outras não. Depende em cada indivíduo em como a vida dele irá ser, como o mundo dele será, como ele fará sua vida. E você também precisa de uma porrada de sorte, para que outra pessoa não torne sua vida em um inferno. E também não é tão simples como eles te disseram no primário. Mas é bom ter valores bons e manter-los vivos. No casamento, no crime, na guerra, sempre e em todos os lugares. Eu fiz merda, assim como Paulie e Sam. Nós queríamos uma vida boa, mas no final ficamos piores do que a maioria das pessoas neste planeta. Sabe de uma coisa, creio que é importante equilibrar as coisas. É, equilíbrio, esta é a palavra certa. Pois o cara que quer muito na vida se arrisca a perder absolutamente tudo. E é claro, o cara que não quer nada na vida pode ficar sem nada desde o início."
— Tommy Angelo

Mafia: The City of Lost Heaven, ou Mafia, é um jogo de tiro em terceira-pessoa de mundo aberto produzido pela Illusion Softworks (atual 2K Czech) e publicado pela Gathering of Developers, lançado para o PC em 2002 e para os consoles PlayStation 2 e Xbox em 2004. Foi escrito e dirigido por Daniel Vávra.

EnredoEditar

O protagonista do jogo é Tommy Angelo, morador descendente de italianos-sicilianos da cidade nos Estados Unidos de Lost Heaven, e como ele acabou se juntando a Família Salieri, uma organização mafiosa italiana. O enredo se desenvolve a mostrar as tensões, perigos e realidades vividas em uma vida de crime na máfia, e como Tommy acaba tendo que caguetar e testemunhar para a corte e derrubar sua família de verdade devido a circunstâncias peculiares. Personagens adicionais incluem: Paulie, o melhor amigo dele e parceiro de Tommy, Don Salieri, o Don da Família Salieri e chefe de Tommy, Sam, Caporegime na família Salieri e parceiro de Tommy e Paulie, Sarah Angelo, a eventual esposa de Tommy, e Don Morello e Sergio Morello Jr., os rivais mortais de Salieri.

RecepçãoEditar

Quando foi lançado, Mafia recebeu altíssimas avaliações e foi aclamado pelas críticas boas, recebendo 9.2/10 da IGN, E 9.3 do GameSpot, que disseram: "Bem simplesmente, Mafia é um dos melhores jogos do ano". Quando 2008 chegou, Mafia já havia vendido 2 milhões de cópias sendo considerado pelos fans atê hoje como o Máfia mais realista da série.