FANDOM

O Consigliere é o membro de uma Máfia siciliana-italiana que serve como o conselheiro do Don, e uma das três posições mais prestigiosas na hierarquia da Máfia, junto com o Don, e o Sottocapo ou Subchefe.

O Consigliere é um dos poucos, e as vezes o único, membros de uma Máfia que pode diretamente questionar as ideias e planos do Don ou discutir com ele. O principal trabalho de um Consigliere é agir como um "cérebro auxiliário" para o Don, sendo que muitas vezes o Consigliere é o cérebro de verdade por trás do sucesso de uma Máfia. Eles também geralmente agem como os mediadores durante reuniões com outras famílias. O Consigliere também geralmente gerencia os negócios e operações legítimos da família, e são também as vezes legítimos e não-criminosos eles mesmo, com apenas pequenas operações de apostas e agiotagem.

O Consigliere também é geralmente o único na família que sabe de todos os contatos, negócios, operações, contas e segredos da família e do Don, e se trair a família e caguetar para as autoridades, poderia arruinar completamente a organização.

Consiglieres na Série MafiaEditar

Mafia: The City of Lost HeavenEditar

Mafia IIEditar

Mafia II: DLCs do JimmyEditar

GaleriaEditar